Durante uma operação de bloqueio na noite deste domingo (27/12/2015), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) atuantes no “Verão Paraná 2015/2016” apreenderam 2,4 mil sacos de carvão com documentação fiscal irregular. Na ação, a carga foi apreendida e três pessoas notificadas e liberadas.

De acordo com o Comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), capitão Durval Tavares Júnior, os policiais realizavam operação de bloqueio na PR 412, próximo à entrada de Coroados, por volta das 23h50, quando abordaram um caminhão. “Dentro do veículo encontramos 2,4 mil sacos de carvão, os quais estavam sem a documentação fiscal que comprovasse sua origem”, explica.

“O carvão, assim como outras mercadorias, tem que conter informações sobre sua origem e o registro no IBAMA e no IAP, além do tipo de essência que contém, se é nativa ou exótica. Neste caso a carga encontrava-se em situação irregular quanto ao cadastro técnico federal. Na nota fiscal de produtos de origem vegetal deve ter de onde eles saíram e para onde ele vai ser destinado”, explica o subtenente Nelson Hercílio Mansani, que participou da ação.

A carga foi apreendida, sendo o motorista e dois auxiliares que estavam no caminhão notificados e liberados. “Um ofício será encaminhado ao Ministério Público e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que é o responsável pela fiscalização, para que façam as suas autuações”, relata o subtenente Mansani.

Segundo o capitão Tavares, este tipo de operação de fiscalização é realizada constantemente no litoral do estado. “Durante a temporada aumenta o número de pessoas e turistas na região, sendo assim, automaticamente, a circulação deste tipo de produto sem nota fiscal ou com documentação irregular também aumenta, por isso intensificamos as ações para coibir esta prática”, ressalta o Comandante da 1ª Companhia do BPMA.

O material apreendido será distribuído à instituições de caridade da região litorânea.

Fonte: Policia Militar do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaratuba.