avesEm julho deste ano, o projeto de extensão Fortalecimento do Empreendedorismo, da Inovação e Gestão Familiar do Turismo na Baía de Guaratuba deu início ao curso de extensão Anfitriões da Baía de Guaratuba, que conta com o apoio do Programa Mais Cultura (MEC/MINC) e irá até novembro deste ano.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Beatriz Cabral, do curso de Gestão do Turismo, a proposta é formar pessoas das comunidades do entorno da baía de Guaratuba em questões relacionadas à hospitalidade e à condução de turismo. “Visamos ajudar a construir um modelo de turismo que valorize as belezas e cultura da região, que gere renda para famílias do entorno da Baía de Guaratuba”, complementa Beatriz. Com mais de 20 inscritos, as etapas do curso são semanais e acontecem no salão paroquial de Caieiras, na Escola Municipal Iraci Miranda Kruger, na Prainha, e em residências dos cursistas no Miram e no Parati, localidades do Município de Guaratuba. Todas as atividades de extensão contam com a colaboração dos estudantes universitários Marcio Vianna, Maiara Zanatta, Gidivaldo Amorim e Felipe Rafael Lazoski e com os voluntários Leandro Perez e Patrícia Farias.

Os encontros são conduzidos por professores e ministrantes convidados. Nesse primeiro mês de curso, os participantes puderam apresentar os locais em que vivem e trabalham para os colegas e consequentemente fazer o reconhecimento das outras localidades do entorno da Baía na atividade denominada Nossa Cultura e Comunidade.

Além disso, a equipe do projeto e os convidados abordaram os seguintes temas: O papel do anfitrião e relação com o turismo (Beatriz Cabral e Patrícia Farias – UFPR), Relações interpessoais (Daniele dos Santos Silva e Camila Valentim Schereser, assistentes sociais e terapeutas comunitárias, Aline Gonçalves – UFPR), Sambaquis e Manguezais (Marcos Gernet, gestor ambiental), Mata Atlântica e Unidades de Conservação (Rodrigo Torres e Luiz Francisco Faraco – ICMBio e Célia Lima Rocha- IAP), Aves da Mata Atlântica (Juliana Rechetelo, ornitóloga).

Fonte: UFPr Litoral
Foto: Beatriz Cabral

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaratuba.