A internet sem fio da Copel alcançou a marca de 8,4 mil usuários cadastrados no Litoral, depois de um mês em funcionamento. Com banda larga grátis, a rede – que permanecerá disponível nos balneários mais concorridos de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Praia de Leste até o fim do carnaval – tem agradado aos moradores e veranistas.

Um exemplo é o zelador Benedito Francisco Batista Filho, que trabalha e mora no edifício Cancún, em frente à Praia Mansa, em Caiobá. Ao saber que a Copel iria instalar “modems” na orla da praia, ele comprou um notebook para que toda a família pudesse utilizar o acesso gratuito à internet. “Eu tinha um computador, mas ele não tinha condição de acesso a redes sem fio”, explica.

A internet trouxe uma disputa saudável para a família do zelador. “Está uma briga lá em casa para ver quem navega mais”, conta. Os filhos Vinicius, de 8 anos, e Vanessa, de 10, adoram jogos online. Benedito e Fernanda, sua esposa, também aproveitam o serviço. “Para mim é muito bom. Pesquisei sobre os casos de acidentes com água-viva no litoral e sobre o que fazer”, afirma o zelador.

Para os veranistas, o acesso sem fio à internet na praia permite que se mantenham conectados com o mundo. É o que pensa a estudante Juliana Fiorin, de Curitiba, que soube do serviço de banda larga da Copel por um amigo. “É bom estar aqui em frente ao mar e continuar conectado”, diz ela, que aproveita os dias de férias na praia de Caiobá. “Uso a internet em meu notebook para acessar as redes sociais e o correio eletrônico.”

COMÉRCIO – Os comerciantes também se beneficiam da rede de alta velocidade da Copel. Cristiane Schiochet mora em Curitiba e, durante a temporada, mantém um bar no litoral. Ela ficou sabendo da rede sem fio da Copel pelo pai, que assistiu na TV a uma reportagem sobre o serviço.

“Foi bem tranquilo fazer o cadastro e o serviço está melhor do que o modem móvel que eu tenho. Dá para acessar vídeos rapidamente”, elogia. A rede da Copel também garante um serviço adicional para os clientes do bar. “Nossos clientes vêm com seus notebooks e podem navegar de graça”, diz o noivo de Cristiane, Márcio Santos.

Dono de um quiosque à beira-mar, na Praia Mansa, Genésio Bispo da Silva diz que os modems instalados nos postes pela Copel trouxeram os veranistas para perto da praia mesmo quando o sol já está se pondo. “A internet pegou. Foi uma ideia muito boa. Muita gente que tinha internet móvel não conseguia sinal. Com a rede da Copel, o sinal sempre está disponível”, conta.

ACESSO – A área coberta pelo serviço sem fio da Copel restringe-se à faixa de praia e suas proximidades. “Embora o alcance médio do sinal de rádio emitido pelas estações seja de 200 metros, é conveniente lembrar que obstáculos físicos como edifícios altos e elevações do terreno podem interferir na qualidade de recepção, exatamente como acontece com os telefones celulares”, ressalva o superintendente de Telecomunicações da empresa, Antônio Carlos Wulf de Melo

O acesso é bem simples: o veranista pode conectar seu laptop, celular, tablet ou outro aparelho que consiga captar sinais de rede wi-fi à rede mundial de computadores caso esteja na área de alcance dos equipamentos de conexão. Isso ele saberá quando, ao procurar pelas redes sem fio disponíveis, encontrar entre as opções de acesso a rede “Copel Telecom”.

Ao se conectar a ela pela primeira vez, o usuário será redirecionado a um pré-cadastro que solicitará informações como nome, número de celular, endereço de e-mail e número do CPF. Depois de enviar essas informações, o interessado receberá, por e-mail e mensagem de celular, um login e uma senha que serão usados a cada nova conexão. “O objetivo desse cadastro é contribuir para manter a segurança da rede e de seus usuários”, explica o superintendente.

SINAL – Os pontos da rede elétrica onde a Copel instalou os equipamentos da sua rede wi-fi nos balneários são os seguintes:

GUARATUBA

Av. Atlântica esquina Av. Ponta Grossa

Av. Atlântica esquina Rua Vicente Marques

Av. Atlântica esquina Rua da Lapa

Av. Atlântica esquina Trav. João Todeschini

Av. Atlântica, entre Av. Vicente Machado e Av. Vinte e Nove de Abril

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaratuba.