O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) estima que 180 mil veículos irão descer ao Litoral neste feriado da Independência do Brasil (07/09/2015) e, também, da Padroeira de Curitiba (08/09). Por isso, programa um reforço no serviço do ferryboat e orienta os motoristas que fujam dos horários de pico para evitar filas.

Caso o tempo esteja estável e não chova, o ferryboat vai operar com cinco embarcações e terá o apoio de uma sexta embarcação da concessionária Travessia de Guaratuba, responsável pelo serviço. A previsão é transportar aproximadamente 800 veículos por hora . Durante a travessia haverá apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que ajudam na organização do trânsito e a evitar que motoristas tentem “furar” a fila.

Uma das dicas do DER é ir ao Litoral em horários menos usuais. A previsão é que o movimento comece na tarde de sexta-feira (04/09/2015), com um pico das 15h às 21h. No sábado (05/09), o movimento será concentrado das 8h ao meio-dia.

Por ser um feriado prolongado, em especial em Curitiba, a estimativa é que o retorno seja dividido em 3 dias. No dia 7 de setembro, a previsão é o aumento no volume de veículos entre 16h e 21h. No dia 8, a estimativa é que o maior número de veículos circule entre 15h e 20h. Há também perspectiva que o movimento seja maior no dia 9, com pessoas voltando na manhã de quarta-feira, entre 8h e meio-dia.

MELHORIAS NO FERRYBOAT – O Governo do Paraná tem investido na melhoria do ferryboat. Fez com que a concessionária recuperasse e ampliasse todas as embarcações. Elas ganharam mais cadeiras e cobertura.

Os quatro flutuantes e as quatro pontes também foram recuperados. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento.

As reformas são acompanhadas e supervisionadas pela Marinha, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e representantes do setor ambiental. Sob neblina a travessia fica suspensa.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaratuba.