“É importante [a blitz educativa] porque a gente pode ajudar os pais orientando e outras pessoas, principalmente as crianças que estão evoluindo”. Esta frase pertence à Gabriela Oliveira de Borba, de 12 anos, que veio passar o réveillon com a família no litoral paranaense e foi abordada pela Polícia Militar durante a blitz educativa feita neste sábado nas proximidades da Praia Central, em Guaratuba. Entre os materiais, a menina recebeu jogo de tabuleiro e mini-multa para aplicar aos pais, de maneira educativa, caso presencie alguma infração de trânsito.

Além dos materiais especialmente confeccionados para as crianças, os policiais militares, de diversas unidades do Paraná e do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), que fizeram a blitz educativa distribuíram lixeirinhas para carro, leques e encartes que contem orientações voltadas ao motorista, bem como dicas de segurança para um veraneio tranquilo. A ação foi coordenada pelo capitão Marcio Roberto da Silveira, Comandante da Subarea III – Guaratuba pela PM, durante o “Verão Paraná 2015/2016”.

“Isso é muito importante para orientar além dos pais os próprios filhos para que cobrem [posturas] dos pais, principalmente porque nas estradas está muito perigoso, então quanto mais cuidado menos acidentes e menos mortes no trânsito” destaca o vendedor Rodrigo de Souza, pai da menina Gabriela.

Giovane Lemes de Lima, que passou a virada de ano com a família no litoral, também aprovou a ação educativa da PM. “Bonito o trabalho do pessoal aí, bom mesmo, a gente fica mais tranquilo vendo o pessoal trabalhando, a gente se sente até mais seguro para andar por aí”. Já para o veranista de Araucária (PR) Ronaldo Adriano Guimarães dos Reis, que passou o réveillon na praia, disse que “está bem seguro” e que “este trabalho de educação ajuda muito as crianças, principalmente os bloquinhos de multa”.

“Este tipo de ação é muito importante para conscientizar o motorista e, principalmente, os filhos, que são o futuro, e esperamos mudanças em longo prazo, podendo refletir-se em curto prazo”, destaca o capitão Marcio. O capitão Wagner de Araújo, Comandante do GIRO, disse que a blitz deste sábado foi voltada às crianças e teve duas vertentes: “A blitz, além de aproximar a criança dos policiais, pois em algum momento podem precisar de um PM, também é válida para que a educação para o trânsito aconteça em casa a partir do material entregue às crianças”.

Os materiais distribuídos na blitz foram confeccionados pela Comunicação do governo do Estado e pelo Departamento de trânsito do Paraná. Durante a distribuição, os policiais orientaram os ocupantes dos veículos sobre regras básicas de trânsito. As blitzes são realizadas pela Polícia Militar com o objetivo de orientar e conscientizar, em dias e horários diferenciados e em todo o litoral.

Por Marcia Santos – Jornalista PMPR

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaratuba.